quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Plano de Aula

Olá! Meu nome é Janete, estou aqui para sugerir um plano de aula, interdisciplinar muito interessante.

Plano de Aula

Ciências – 1ª. série – 1º. bimestre

Plano de Aula: Animais


Objetivos:

• Reconhecer os diferentes tipos de hábitat, semelhanças e diferenças, alimentação, reprodução, locomoção etc.

• Identificar as diferentes espécies e as classificações dos animais.

• Reconhecer a importância dos animais para a cadeia alimentar e animais úteis para o homem.

• Saber que o equilíbrio ecológico é essencial para a sobrevivência dos seres vivos, pois em equilíbrio a natureza pode oferecer moradia e alimento suficiente para todos.
Temas transversais:

• Ética: diálogo, respeito mútuo, solidariedade. Uso e valorização do diálogo como instrumento para esclarecer os conteúdos.

• Saúde: participação ativa na conservação da saúde dos animais e da alimentação. O desenvolvimento de hábitos saudáveis de higiene.

• Meio ambiente: Conservação da fauna no meio ambiente.

• Pluralidade cultural: diferentes formas de transmissão de conhecimento e práticas educativas nas diferentes culturas.
Relações de amizade, valorizando a liberdade de escolha de vínculos sócio-afetivos como elemento de liberdade de consciência e de associação.
Cidadania: direitos e deveres individuais e coletivos.
Material a ser utilizado:
Canetas hidrocor, folha de sulfite, lápis de cor, cola, tesoura, cartolina e fita adesiva para cartazes.

Pesquisar na internet figuras de vários tipos de animais e descobrir onde vivem, como se alimentam, os tipos de revestimento, suas diferenças e semelhanças, quais os animais que estão em extinção.

Procedimento

Etapas:

Sensibilização: despertar nos alunos a importância que os animais têm para a vida na Terra. Cada um deles contribui para o equilíbrio da natureza. O ser humano depende da natureza para viver e precisa preservar os outros animais para garantir sua própriasobrevivência.
Veja o que pode acontecer quando os animais e a natureza são desrespeitados:
Imagine um rio onde habitam jacarés, piranhas e outros peixes. Muitos pescadores vivem do que pescam no rio. Os jacarés comem piranhas e as piranhas comem os outros peixes.
Os caçadores chegam e acabam com os jacarés. Não há mais um bicho que coma as piranhas, por isso aumenta muito o número de piranhas nos rios. As piranhas acabam comendo todos os peixes do rio. Os pescadores não têm mais de onde tirar seu sustento, já que as pessoas não costumam comprar piranha para comer.

Foi o ser humano que prejudicou a natureza ao acabar com os jacarés; foi ele o maior prejudicado, pois não pôde mais pescar no rio.

Entendeu por que é preciso conservar todos os animais?

As maiores ameaças à sobrevivência dos animais atualmente são: a caça, a derrubada das florestas onde eles vivem, a queimada da vegetação e a poluição dos rios.

No nosso país algumas espécies já foram praticamente extintas, como a ararinha-azul. Outras estão ameaçadas de extinção, como a jaguatirica, o lobo-guará e o mico-leão-dourado.

Concretização:

Realizar pesquisa em grupos e debates sobre:

• Quais os tipos de animais que vocês conhecem? Escrever na lousa as características reconhecidas pelos alunos, por exemplo, se eles têm ossos, pêlos, se são aquáticos ou se voam, se estão em extinção etc.

• Não classificar por nomes, em mamíferos, répteis, anfíbios, aves, peixes, mas deixar que os alunos pesquisem e descubram os diferentes tipos de classificação.

• Quais são as maiores ameaças à sobrevivência dos animais atualmente? Em nosso país algumas espécies já foram praticamente extintas? Quais?

• Apresentar o material que os alunos pesquisaram e dividir a classe em grupos. Separar as características reconhecidas pelos alunos, por exemplo, se os animais têm ossos, pêlos, se são aquáticos ou se voam, se estão em extinção e fazer os cartazes para a exposição sobre as diferenças existentes entre os animais e suas espécies.
Trazer alguma notícia atual contando algo sobre como o homem está prejudicando o meio ambiente e causando a extinção dos animais.

Cada grupo contará a notícia que trouxe. Em seguida, elaborar uma página de jornal com a notícia e ilustração feita por eles.

Aplicar na vida diária os ensinamentos sobre a importância dos animais para a natureza.

Trabalho interdisciplinar:

História: conhecer os tipos de animais de outras épocas (dinossauros).

Matemática: trabalhar com as medidas e gráficos para os animais em extinção.

Língua Portuguesa: fazer um cartaz e colar as figuras de animais para uma visualização.Informática: pesquisa na internet.

Geografia: pesquisar num mapa do Brasil as regiões onde vivem os animais.

Música: trabalhar várias músicas que falam sobre os animais. Exemplo: O Pato, de Vinicius de Moraes.

Inglês: trabalhar os nomes de animais em inglês.

Nenhum comentário: